Nós somos: Anna Junqueira, Geraldo, Maria Olívia e Rafaela.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Cipriano Luckesi e os três passos para uma boa avaliação.







Falar em avaliação da/na educação é fundamental citar e refletir com Cipriano Luckese.
(Para maior informação: http://www.luckesi.com.br/curriculo.htm) 

Em suas pesquisas e estudos sobre a temática da Avaliação da Aprendizagem este autor nos aponta que uma boa avaliação envolve três passos importantes, que são: 
  • Saber o ní­vel atual de desempenho do aluno (etapa tambémm conhecida como diagnóstico);
  • Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
  • Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).
 Segundo ele, a avaliação mesmo pontual e contínua só fará sentido quando esta considera e auxilia o desenvolvimento do/a educando.

Luckesi, de maneira didática, explica para nós educadores/as como fazer avaliações, anotações e/ou correções nos trabalhos de nossos/as educandos, ele nos ensina que enquanto é avaliado, o educando expõe sua capacidade de raciocinar". Essa é a razão pela qual todas as atividades avaliadas devem ser devolvidas aos autores com os respectivos comentários. Cuidado, porém, com o uso da caneta vermelha. Especialistas argumentam que ela pode constranger a garotada. Da mesma forma, encher o trabalho de anotações pode significar desrespeito. Tente ser discreto. Faça as considerações à  parte ou use lápis, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário