Currículo e avaliação andam juntos, ou deveriam andar. É urgente uma necessidade de reestruturação do currículo atual, ainda engessado à conceitos antiquados. Tanto o currículo quanto a avaliação, são causas do fracasso escolar. Philippe Perrenoud, em seu artigo Sucesso na escola: Só o currículo, nada mais que o currículo, nos faz refletir sobre, e criticar a avaliação classificatória e excludente que ainda predomina em nossas escolas.
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/136689/mod_resource/content/2/texto_5_Sucesso_na_escola_Perrenoud.pdf
Como você me avalia? Pelo o que eu falo, pelo o que eu visto ou como eu sou visto? Visto que, você se avalia dentro de uma caixinha ou aguça os sentidos? Ao avaliar, você recorta fragmentos de um todo, ou um todo de um momento? O intuito desse blog é refletir sobre as avaliações experienciadas ao longo do processo acadêmico e (des)construir noções sobre o que realmente a avaliação avalia, como avalia e para quê? Trazemos nossas experiências e covidamos você para esse diálogo.
Avaliação pontual é uma ferramenta forte no fracasso escolar. Creio que um bom currículo deveria ser apoiado de avaliação constante e processual.
ResponderExcluir