Mafalda nos traz nessa charge uma reflexão sobre a temática aqui proposta - avaliação da aprendizagem - de maneira cômica, a mesma nos mostra o quanto a avaliação pode ser cruel com os/as estudantes. Percebemos que, em muitos momentos, a avaliação torna-se poder e autoritarismo dos/as professores/as para com seus/as estudantes/as, tornando a relação do erro, da aprendizagem e da construção de conhecimentos tarefa não prazerosa.
Como você me avalia? Pelo o que eu falo, pelo o que eu visto ou como eu sou visto? Visto que, você se avalia dentro de uma caixinha ou aguça os sentidos? Ao avaliar, você recorta fragmentos de um todo, ou um todo de um momento? O intuito desse blog é refletir sobre as avaliações experienciadas ao longo do processo acadêmico e (des)construir noções sobre o que realmente a avaliação avalia, como avalia e para quê? Trazemos nossas experiências e covidamos você para esse diálogo.
Muito bom :D
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir