Nós somos: Anna Junqueira, Geraldo, Maria Olívia e Rafaela.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Será que você rotula seus alunos/as quando faz avaliações ?

Até que ponto, como professores/as, não esteriotipamos nossas alunos/as?

Quando rotulamos os sujeitos por suas características consideradas ruins, esquecemos de olhar e compreender o todo daquele ser e daquele indivíduo nos resumindo a classificar e adjetivar pejorativamente. Essa perspectiva quando exposta para turma e/ou para o/a próprio/a estudante prejudica a autoestima do mesmo, que pode acabar acreditando e incorporando essa caracterização ruim deixando de acreditar em si próprio. 

É preciso cuidado para avaliarmos nossos/as estudantes. Se já fizemos uma rotulação desse/a estudante, será que é possível ter uma avaliação imparcial? 

A figura do/a professor/a tem forte influencia sobre o que os/a alunos/as pensam, portanto, devemos assumir uma postura de avaliação para o diálogo, valorização e auxílio dentro dos espaços/tempos do ensinar/aprender. 


Charge para reflexão

4 comentários:

  1. A charge é ótima! Avaliar é um processo complicado, pode ser muito tendencioso e injusto principalmente quando é feito através de provas padronizadas.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Estamos aqui para provocar reflexões. Obrigada por seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Rótulos são terríveis! Devemos nos atentar para não cairmos nesse vício dentro e fora da escola. Os seres humanos são muito mais do que parecem e demonstram.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente. AS avaliações baseadas na nota ignoram o ser como todo, baseando os sujeitos apenas no que escrevem ou fazem em um pedaço de papel. E todo resto aonde fica?

    ResponderExcluir