Até que ponto, como professores/as, não esteriotipamos nossas alunos/as?
Quando rotulamos os sujeitos por suas características consideradas ruins, esquecemos de olhar e compreender o todo daquele ser e daquele indivíduo nos resumindo a classificar e adjetivar pejorativamente. Essa perspectiva quando exposta para turma e/ou para o/a próprio/a estudante prejudica a autoestima do mesmo, que pode acabar acreditando e incorporando essa caracterização ruim deixando de acreditar em si próprio.
É preciso cuidado para avaliarmos nossos/as estudantes. Se já fizemos uma rotulação desse/a estudante, será que é possível ter uma avaliação imparcial?
A figura do/a professor/a tem forte influencia sobre o que os/a alunos/as pensam, portanto, devemos assumir uma postura de avaliação para o diálogo, valorização e auxílio dentro dos espaços/tempos do ensinar/aprender.
Charge para reflexão
A charge é ótima! Avaliar é um processo complicado, pode ser muito tendencioso e injusto principalmente quando é feito através de provas padronizadas.
ResponderExcluirVerdade! Estamos aqui para provocar reflexões. Obrigada por seu comentário.
ResponderExcluirRótulos são terríveis! Devemos nos atentar para não cairmos nesse vício dentro e fora da escola. Os seres humanos são muito mais do que parecem e demonstram.
ResponderExcluirExatamente. AS avaliações baseadas na nota ignoram o ser como todo, baseando os sujeitos apenas no que escrevem ou fazem em um pedaço de papel. E todo resto aonde fica?
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